quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

1mania: Tim Burton.


"A sessão '1mania' lista todas as coisas das quais eu adoro, 
sendo desde assuntos aleatórios até meus gostos pessoais."

Parei para pensar em todos os filmes que vi até hoje. Bom, na verdade tem uma lista E-NOR-ME, pois isso é algo que eu sou apaixonada (). Pode-se notar pelo fato de eu sempre falar disso aqui no blog. Mas, eu confesso, eu sou uma cinéfila! E partindo dessa conclusão óbvia, constatei que Tim Burton faz parte da minha vida desde que me conheço por gente. Fiz algumas pesquisas e só aumentou meu amor, porque ele é um cineasta que tem a minha cara, rs. Digo isso pois, como já disse no primeiro post de Nostalgia (aqui), eu sou apaixonada por Halloween, suspense e coisas sombrias (ainda farei um post apenas sobre isso). Talvez muita gente não conheça o trabalho dele, mas tenho certeza que pelo menos um filme que você goste seja uma produção deste inusitado cara. 

Tim Burton, Timothy Walter Burton, cineasta virginiano norte-americano de 56 anos, já foi muitas vezes chamado de "doido" por possuir um perfil bem peculiar e tétrico. Desde sempre foi fascinado pelo mundo da imaginação e fantasia, tendo como inspiração o famoso ator norte-americano Vincent Price, conhecido por atuar em filmes de terror e suspense, e também o ilustre e tenebroso escritor Edgar Allan Poe. Seus filmes normalmente possuem participação do ator Johnny Depp (meu amor platônico) e Helena Bonham Carter (cônjuge até 2014), e por isso mesmo já fizeram muito sucesso em obras inusitadas. Sua principal característica é unir o horror e a comédia, por isso mesmo AMO seus filmes e continuam fazendo parte das minhas manias.


Lendo algumas coisas na Internet descobri coisas interessantes que vou listar bem rapidinho aqui para vocês, olha aí povo:
  • Burton começou a entrar no mundo do cinema quando ganhou uma bolsa para estudar no instituto de artes da Disney, iniciando logo em seguida como aprendiz de animador.
  • Um dos seus curta metragens mais conhecido chama-se 'Vincent' feito em 1982, onde podemos comprovar claramente sua paixão pelo soturno, notando os tons escuros e sinistros. O vídeo gira em torno do poema que escreveu e foi narrado pelo seu ídolo, Vincent Price. (clique aqui para conferir o filme).
  • É evidente que o estilo de Burton não condiz com o gênero da Disney, por isso mesmo, depois de ter feito outro curta metragem chamado 'Frankenweenie' em 1984 (que conta a história de um menino que faz reviver seu cachorrinho, morto por um acidente), ele foi demitido por ser tão tenebroso. Porém, depois de anos foi feito um remake em 2012 e, ainda por cima, foi lançado pela própria Disney. Que ironia, não? (clique aqui para conferir o curta metragem de 1984 e clique aqui para conferir o filme de 2012).
Para quem gosta do tipo, eu indico muito os filmes desse maluco chamado Tim Burton. Particularmente, sempre me empolgo quando sai alguma estréia e dificilmente me decepciono. Em sua filmografia podemos encontrar obras de variados gêneros, desde Batman até Marte Ataca!, por isso acredito que ele seja um dos cineastas mais renomado pelo mundo, apesar de sua excentricidade. 

Contei um pouco para vocês da história de vida desse grande cineasta, e agora vou mostrar alguns dos filmes que mais me marcaram e que particularmente, eu A-DO-RO. Vem comigo!

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) 1988: Aquele típico filme de terror/comédia, já assisti centenas de vezes e sempre que passa eu TENHO que assistir. A estória sobre esses fantasmas é épica, contando com o sarcasmo do personagem Beetlejuice, o feioso. rs
Acesse esse link para assistir o filme!

Edward Mãos-de-Tesoura (Edward Scissorhands) 1990: Foi por esse filme que conheci meu amado Johnny Depp, e pude contemplar a doçura desse ser tão diferente e sozinho. Duvido que exista uma pessoa que não tenha chorado quando ele volta para o castelo sendo perseguido pela comunidade do bairro. :(
Acesse esse link para assistir o filme!

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) 1993: Eu sei, eu sei, já falei desse filme aqui no blog (se você ainda não viu o post, clica aqui). Mas só queria ressaltar que esse estilo de animação (stop-motion) se iniciou com este filme, tornando-se característica dos desenhos de Burton. 
Acesse esse link para assistir o filme!

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow) 1999: Um suspense mórbido muito bom que nos prende pelo mistério que envolve uma pequena vila e a tenebrosa lenda do cavaleiro sem cabeça. Johnny Depp e Christina Ricci possuem química e podemos contar com um final surpreendente. 
Acesse esse link para assistir o filme!

A Noiva Cadáver (Corpse Bride) 2005: Achei essa animação uma mistura do sinistro e da delicadeza. O aspecto do filme é de cores escuras e de desenhos feios, mas o amor e a tristeza que a noiva cadáver transmite é algo que me chama atenção e sim, eu chorei. rs Stop-motion muito bem produzido e formatado!
Acesse esse link para assistir o filme!

Abraham Lincoln, o Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter) 2012: Uma inusitada adaptação da história do 16º presidente dos EUA, onde ao invés de ser apenas um líder político, era também em segredo um caçador de vampiros. Excitante e vibrante, está na minha lista de preferidos!
Acesse esse link para assistir o filme!


Foi muito difícil selecionar apenas 6 filmes, mas acho que diversifiquei um pouco ao listar alguns deles. Conhece algum? Gostou? Odiou? Me diz sua opinião! ;)

Se você quiser saber mais sobre Tim Burton e sua filmografia, acesse esse link.

8 comentários:

  1. Edward Scissorhands e The Nightmare Before Christmas são filmes SUPER minha infância! Mesmo sendo meio sombrios eu adorava! Aliás, eu sempre tenho que ver mais de uma vez os filmes porque os acho estranho na primeira impressão, mas depois adoro!

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é bem por aí, não deixa de ser estranho mas são viciantes! Eu adoro *-*

      Obg, beijos ♥

      Excluir
  2. Eu simplesmente amo Tim Burton! O filme que mais me emociona desde sempre é Edward Mãos de Tesoura (quando era criança, queria que ele - e o Corcunda de Notre Dame - fossem de verdade, só pra eu poder ser amiga deles e defender eles de todo mundo!).
    Já até comecei uma "dvdteca" aqui em casa, só com filmes do Tim Burton e do Johnny Depp.
    Recomendo "Peixe Grande" também, é lindo, e não é tão sombrio, mas condiz com o meu conceito de filmes do Tim Burton: "Como se fosse uma criança contando um sonho que sonhou" *-*
    Beijos! *:
    Ludi, https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem por aí, Ludi. Queremos protege-lo de tanta agressão que sofre , também era viciada em assistir sempre que podia.
      Sou suspeita de falar sobre o Depp (minha paixão) mas com certeza também farei isso um dia.
      Peixe Grande já assisti inumeras vezes também, é que não deu pra colocar tantos filmes assim na lista aqui do post ;P

      Obg, beijos ♥

      Excluir
  3. Oi Bê!

    Eu admiro muito esse cara, sabe? Ele uni duas coisas que, inicialmente, não combinariam hahaha E faz um ótimo trabalho! Dos que tu citou eu só vi A Noiva Cadáver, mas vou procurar os outros :) Gosto de Sweeney Todd!

    Beijos
    www.carolice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que eu penso! Não tem aquele lance de colorido e só amor, e consegue nos tocar em meio ao sinistro e sombrio, cara *-*
      Também adoro Sweeney Todd, tenta assistir esses outros filmes e me diz o que achou *-*

      Obg, beijos ♥

      Excluir
  4. Tim Burton é um dos meus diretores favoritos <3 sua lista de filmes ficou ótima, ainda não assisti Abraham Lincoln porque nem sabia que tinha dedo do Tim rs. ótimo post! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, amo os filmes dele, preciso assistir alguns que ainda não vi. Acho dificil de se arrepender, né? rs

      Obg pela visita, beijos ♥

      Excluir