quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A doce arte da esperança. (+QP - Janeiro)


O projeto + Que Palavras (+QP) tem como intuito incentivar ao máximo o desenvolvimento da escrita e assim conseguir superar qualquer tipo de desafio. Todo mês será votado um novo tema e devemos então produzir algo como crônicas, contos, dissertações, devaneios, etc. 

Se interessou? Saiba mais em: Projeto Mais Que Palavras


JANEIRO
Tema: EXPECTATIVAS

Aguardar, ansiar, esperar, expectar, esperançar. Como diz aquela música "Enquanto ela estiver aqui, ainda haverá o amor." Muitas pessoas no começo do ano devaneiam sobre as expectativas que possuem sobre mais um ciclo que se inicia. Como ganhar dinheiro, viajar pra fora do país, terminar a faculdade, conseguir um marido. Mas, acredito que expectativa vai além de tudo isso. Vivemos em um mundo em que não há mais expectativas sobre a humanidade. Pare para pensar, expectativa tem haver com esperança, e esperança tem haver com acreditar. Acreditar em quê? Eu queria acreditar eu muita coisa. No Papai Noel, na Fada do Dente, etc. Igual naquele filme lindo "A Origem dos Guardiões" (assiste aqui), onde precisamos acreditar no fantasioso para o mal não nos atingir. Mas, minha realidade é diferente. Eu vejo muita ingratidão e maldade. Eu juro que gostaria de fazer um texto lindo sobre tudo o que há de mais belo. E na real, não tenho do que reclamar, eu tenho tudo o que preciso: Família, emprego, namorado, amigos, dinheiro (suficiente). Porém, quando você sai de casa é tanta ruindade que corta o coração. Eu não sei de vocês, mas eu tenho o costume de observar bastante quando ando por aí. E aí que bate um nó na garganta, sabe por quê? Infelizmente, a expectativa daquela senhora é conseguir chegar ao final do dia com um dinheiro do resultado do trabalho duro de diarista e assim alimentar seus filhos. A expectativa daquele deficiente físico é conseguir chegar ao trabalho sem se machucar por andar no péssimo transporte público. A expectativa daquele pai é conseguir tirar o filho da maldição do mundo das drogas e do tráfico. Enquanto, eu, uma simples auxiliar administrativa, torce para conseguir um estágio na área, e tem gente que nem sabe o que é isso e talvez nunca irá saber. Eu sei, eu sei. Não sou a Madre Teresa e muito menos perfeita. Eu faço muita coisa errada e peço desculpas a Deus por isso. O ser humano tem uma tendência de ser egoísta ás vezes... Mas, quando me surge esse instante de lucidez, eu paro pra pensar e me chateio tanto. Comecei a escrever esse texto hoje por que vi um homem que era especial (deficiente mental) correndo para pegar o ônibus e o motorista fechou a porta na cara dele. Tinha por volta de seus 40 anos, estava com sua mochila e ficou parado com os olhos perdidos e o dedo estendido sinalizando para conseguir embarcar, e o motorista simplesmente o desprezou. Eu fiquei com uma vontade enorme de gritar e dizer pra parar, mas o que eu fiz? Nada. E é isso que nós, pobres mortais, fazemos na maior parte do tempo. Vivemos em nossa vida fechada e reclusa, enquanto tem gente por aí que só quer conseguir sentar no ônibus e ir fazer seu trabalho corriqueiro. Injusto, né? Eu sei. As expectativas são muito sortidas, e sempre serão. Por um azar do destino, existem pessoas que tem mais sorte que as outras, e assim possuem o gosto de conquistar o que se quer. Talvez muita coisa influencie, como o lugar que se mora, os contatos que se tem, a qualidade do estudo do passado e também, a força e fé que cada um possui. A esperança mora em cada um de nós, e com ela precisamos ter fé, muita fé para acreditar que alcançaremos o que ansiamos. E hoje, minha expectativa é que eu e você possamos pensar mais no outro, prestando mais atenção no mundo que é muito maior do que imaginamos, e que tem muita gente precisando de ajuda. Eu queria ter produzido um texto que falasse de outras coisas, um conto que fluísse acolhedor e bonito, mas foi isso que saiu do meu coração hoje. Essa doce arte da esperança e da solidariedade.

Gostou do texto? Venha conferir outros nos blogs de meninas participantes do projeto:

4 comentários:

  1. Lindo texto! A esperança é a ultima que morre :D tem uma frase que sintetiza bem isso " mude o seu mundo,que o mundo muda" começando por perto,pelas pessoas que nos cercam,que estão ao nosso redor,mudando algumas atitudes,o mundo pode sim mudar (esperançoso :D) tem um documentário muito legal (Olhos Azuis)que mostra exatamente o risco de se calar com injustiças, como você disse ás vezes nos calamos quando presenciamos injustiças,porem isso é ruim,quando não dizemos nada o senso comum acha que concordamos com aquilo e não é verdade neh!!! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acho que já virou costume essa conformidade. Mas, como vc disse, não podemos permitir! Temos que tentar fazer nossa parte...

      Obg pela visita, beijos ♥

      Excluir
  2. Bela expectativas. Amei o texto. E que essa expectativa de ajudar o próximo nos contagie em situações adversas que passamos na vida.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, temos que ansiar sempre pelo melhor.

      Obg pela visita, beijos ♥

      Excluir