terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dica do dia: "Depois Daquela Viagem"

Livro: Depois Daquela Viagem, de Valéria Piassa Polizzi.

Origem: Nacional
Editora: Atica
Ano: 1997 (1ª Edição)
Páginas: 279
Onde comprar? Aquiaqui ou aqui.
Blog da autora, conheça!
Sinopse: clica e veja.


Esse foi o primeiro livro que ganhei de presente dos meus pais. Uma obra muito especial, pois a autora, Valéria, a compôs para se tornar um canal informativo aos adolescentes que começam a conviver com o mundo de "verdade" que antes não tinham contato. Para aquelas garotas (ou até mesmo garotos) inocentes que se deixam levar pela emoção, pelo calor do momento, pelas vontades incontroláveis, e acabam tendo que lidar com consequências que, às vezes, machucam e marcam para o resto da vida.
"A vida é uma daquelas coisas tão presentes que passa despercebida. Às vezes nós precisamos quase perdê-la, ou achar que está por se perder, para lhe darmos o devido valor e dimensão. E, ainda assim, não conseguimos entendê-la direito" 
Valéria P. Polizzi 
"Depois Daquela Viagem" é a história de vida da própria autora, Valéria Piassa Polizzi, em que relata como descobriu e aprendeu a lidar com o fato de ter sido contaminada pelo vírus HIV. Podemos identificar tantos sentimentos em sua obra que nos fazem realmente refletir sobre o que é a vida. O medo, a vergonha, o impacto, o preconceito, a indignação, a luta, o sofrimento, e por fim, a vitória. Um livro que serve de exemplo para qualquer pessoa e inclusive para os jovens inexperientes. Afinal, a vida não é só um mar de rosas.
Valéria começou a namorar muito nova e tinha um relacionamento bem complicado. Brigas, discussões, insultos. Você já passou por isso? Pois é, ela passou e insistiu, e além de insistir perdeu a virgindade com esse mesmo cara. Na verdade, foi mais além disso. Por insistência desse homem bem mais velho e machista, aceitou transar sem camisinha, e depois de 2 anos do término do namoro, surge a notícia: Aos 16 anos, Valéria descobriu que tinha AIDS. Passou por uma barra enorme com a família, e com ela mesma, por não conseguir acreditar que teria que viver nessas condições. Viveu um tempo em reclusão, torcendo para que ninguém do colégio descobrisse o que havia de "errado" com ela. Se escondeu da família, dos amigos e principalmente de qualquer rapaz que se aproximasse. Conseguiu concluir o Ensino Médio com muitos tormentos, tentou se engajar em curso de Faculdade, mas aquela sensação de derrota a fez desistir de tudo. Depois disso, mesmo quando viajou para os EUA e encantou-se com um curso de Teatro, conseguindo adquirir independência e novas amizades, a sombra da doença a perseguia e não obtinha coragem de seguir em frente e lutar pelos seus sonhos. Nesse meio tempo, conheceu um médico que fez de tudo para a instruir, até convencer que sim, existe tratamento adequado para um portador de AIDS, e este pode viver seus dias como um "jovem normal" cheio de desejos e sonhos, sem tantos receios e indecisões.
Conseguimos acompanhar cada passo de Valéria, onde o livro nos despeja milhares de sensações, todo o tipo de dúvida e confusão que precisou passar até entender que mesmo que as coisas mudem, ainda é possível conviver com esse fato de uma forma não tão pesada e pejorativa. De uma forma descontraída e jovial, Valéria escreve as confissões de tudo o que sentiu em seus anos de luta. Luta que será eterna, mas encarada de um jeito diferente. 
Enfim, esta é uma obra que abre os nossos olhos para os obstáculos e trapaças da vida, ainda mais sendo um adolescente com a ganância de conhecer o mundo e até mesmo imaturo em não reconhecer os males existentes, é necessário sempre vivermos atentos e prevenidos. Uma obra que mostra para aqueles que passam pela mesma situação que não é preciso encarar tudo como o fim da linha, existe sim esperança pela vida e é essencial que para esse momento tenha ainda mais vontade de viver, como Valéria teve.
Para finalizar, deixo aqui minha homenagem a esta autora que teve tanta coragem ao expor sua vida como um livro aberto, sem ter medo de ser mal interpretada ou criticada, buscando apenas como objetivo propagar suas verdades, seus tropeços e suas vitórias! 

8 comentários:

  1. Uau! Achei bem interessante a história deste livro. Deu vontade de ler Bê! Muito sucesso para Valéria e que muitos jovens possam ter acesso a esta literatura!

    Seu blog é lindo!
    Beijinhos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Vanessa! É uma historia que realmente sempre me tocou... Beijooos ♥

      Excluir
  2. Oi Bê, tudo bem?

    Que livro incrível! Fiquei mega curiosa pra saber toda a trajetória da Valéria. Passar por isso não deve ser nada fácil, ela teve de ser muito forte mesmo! E concordo com você, a autora teve muita coragem em expor sua história desse modo, mas com toda certeza que abrir os olhos de muitos adolescentes por aí!

    Beijos
    http://www.carolice.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo de livro que nos faz enxergar como nossos problemas são pequenos... Podemos sempre ficar mais fortes. Aconselho mesmo!

      Que bom que gostou *-* Beijos

      Excluir
  3. Nossa esse livro deve ser muito lindo e trazer uma linda estória de vida né? Nem tem como imaginar a barra que ela passou e conseguiu superar isso através da escrita é lindo e digno de muito sucesso para ela!

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, mesmo com toda dor deve ser muito orgulhosa de si mesma por ter se tornado essa guerreira.

      Que bom que gostou *-* Beijos

      Excluir
  4. Esse foi um dos primeiros Livros que li, é surpreendente ver como a escritora deu a volta por cima e não se deixou abater,o livro não tem aquele "ar dramático" e sim de esperança!! mtu bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, isso é demais, um ótimo livro! *-* Obg (:

      Excluir